Tuesday, September 18, 2007

(foto achada na internet)

"O levante militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo que cederam perante o movimento popular que rapidamente apoiou os militares. Este levante é conhecido por 25 de Abril ou Revolução dos Cravos. O levante foi conduzido pelos oficiais intermediários da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães, que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução devolveu a liberdade ao povo português (denominando-se como "dia da Liberdade" ao feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).
(...)
Foi talvez a mais linda festa política dos oito séculos da história de Portugal: a multidão, milhares de pessoas em estado de júbilo, dançava, cantava, chorava, sorria. E se abraçava, e abraçava os jovens soldados sem medo dos fuzis. E ocorreu então um caso extraordinário, até hoje sem explicação. Não se sabe como nem porquê, havia cravos vermelhos nas mãos do povo. Homens, mulheres e crianças de cravos nas mãos. Milhares de cravos. E o povo enfeitou de cravos os fuzis militares. E do povo a revolução ganhou nome: Revolução dos Cravos!"
Na integra!

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã"

Por que será que se as pessoas já disseram tudo aquilo de mais importante a ser dito ninguém segue o mesmo?
Eu estava lendo as páginas amarelas dessa semana na Veja - entrevista com o presidente da Costa Rica, o social democrata Oscar Arias. Eu estava bem animada com o título "O futuro é verde" e com o começo da entrevista até eu virar a folha - no meio da entrevista sempre tem propaganda - e ver a foto de um carro com o slogan "Estabilidade até nas pistas mais instáveis". Só que o bendito carro estava sobre uma pista com gelo derretendo. Está certo que a pista era instável, mas a idéia na minha cabeça era "sou mais um modelo de carro, me compre, o seu não é bom o suficiente, sou mais um emissor de carbono e vou 'derreter' o mundo, me ajude". Cai em mim, só tenho dezoito anos e sou uma criança sonhadora. Será que temos mesmo todo o tempo do mundo? E o mundo quanto tempo ele tem?