Tuesday, November 21, 2006
aquário
Este é o último signo fixo da seqüência zodiacal, e sua função é distribuir, de forma racional, o que foi criado pela força realizadora do Capricórnio.

Como signo fixo que é, sua função é estabilizar e enraizar o que foi iniciado em Capricórnio, um signo de grandes inícios. Para isso, inventará os meios necessários, valendo-se da produção em série, da moda e de ideologias reformadoras.

Seu raciocínio agudo e penetrante faz com que se torne presença indispensável onde a vida precisa acontecer com ousadia. Aquário capta tudo com extrema rapidez, antevendo o que ainda não foi criado.

Para inventar, é cioso de sua mente, aberta ao novo. Racional, mental, age pensando na coletividade, mais do que em contatos pessoais. Impessoal, preserva sua liberdade a todo custo, fugindo de compromissos estreitos demais ou que ele sinta invadir sua privacidade. Oposto ao signo de Leão, Aquário aspira o poder compartilhado, permanece um solitário que antevê o futuro, desvendando incógnitas e preocupando-se com o que virá.

Aberto às inovações, nem sempre Aquário é fácil de mudar de ponto-de-vista. Iconoclasta, afeito a destruir "ídolos de pés de barro", . Aquário pode arremeter com teimosia e frieza contra quem espera controla-lo. Aquário inventor tem como mito principal Prometeu, o semideus que roubou o fogo dos deuses para ofertá-lo aos seres humanos, inaugurando assim a era da civilização.

Inclinado a incorporar as novidades tecnológicas que libertem o ser humano da prisão das estruturas, amante da humanidade, volta-se ao futuro das relações humanas, deseja experimentar novas formas de relacionamento. Muitas vezes, às custas de sua emoção e da intimidade emocional que poderia criar com outras pessoas.

No amor, Aquário precisa de espaço vital maior do que os outros signos do Zodíaco. Ama e concebe a vida com a cabeça, inspirando-se em idéias que troca com o ambiente. Errático, imprevisível, distancia-se emocionalmente parta se proteger, mas preserva a atitude pacífica, a não ser quando francamente provocado por alguém poderoso e autoritário. Sua natureza racional tende a crer no que pode compreender tudo pelo lado mental e busca razões até para suas emoções.

Informal, trata todo mundo da mesma maneira e assim pretende ser tratado. Com seu poderoso manejo da razão, irá convencer a todos de suas crenças - mas não aceita bem as controvérsias, pois, no escuro de sua sombra está Leão, o mais autoritário e "mandão" de todos os signos do Zodíaco. Quando cerceado em sua liberdade, pode se tornar errático e autoritário.

Aquário precisa aprender muito com o relacionamento humano, inclusive a respeitar as emoções alheias sem tratá-las como algo primitivo ou atrasado. No sexo, só se animam de verdade quando percebem ter identidade intelectual com o parceiro.

Capazes de grande fidelidade e devotamento detestam ver sua vida privada alvo de bisbilhotice ou fofoca. Aventuras românticas, surpresas e novidades deve fazer parte de sua agenda afetiva se pretende manter uma relação estável por muito tempo. Na saúde, Aquário rege o sistema nervoso periférico e os tornozelos. Um estilo de vida muito agitado e estressante retira e esvazia a vitalidade do Aquário, um signo de saúde delicada e sensível.